top of page

Profissão:

Grafiteiro Tatuador

                Bruno Rezende de Moraes, 29 anos, tatuador, e cidadão da região metropolitana de São Paulo. Por meio do grafite, esse tatuador popular na sua região, descobriu que sabia desenhar.

                Bruno defende que o mais importante é a arte de grafitar em grupo e por isso a ação estimula o coletivismo. Para ele é a arte do grafite que impulsiona essa necessidade de olhar para o outro.“ É interessante observar, mas o grafite tomou espaço porque inibe a pixação, pois onde está grafitado, os pixadores respeitam e não pixam”, confessa.

                Outro ponto positivo que o tatuador aponta é que por meio do grafite há “publicidade” do local, ou até mesmo alertas para problemas sociais. “ Para a sociedade em geral é uma forma de atrair olhares para paredes e muros que antes não tinham nada. Você se deparar com um desenho te chama a atenção”, explica Bruno.

                O tatuador começou muito jovem e por isso enxergou que o desenho poderia virar a sua profissão. "Comecei no grafite através de um amigo que grafitava e me simpatizei tanto que pensei em conciliar a arte do desenho com profissão”.

                Não é apenas da tatuagem que Bruno arca com as suas despesas. Ele e um grupo de amigos também prestam serviço por meio de grafites.  " Na maioria das vezes fazemos grafites comerciais. Então,vamos aos locais que são designados pelos clientes e só temos a responsabilidade de elaborar a arte”, explica o artista.

                As pessoas da cidade de Bruno o conhecem bem, pois ele se tornou visível no município de São Lourenço da Serra justamente pelo o seu bom trabalho. O rapaz explica que não faz nada sozinho: "O que não pode faltar na minha arte são amigos. Grafitar sozinho não é tão empolgante como pintar algo entre amigos”, relata o grafiteiro.

                Quando questionado se há alguma da sua arte na capital paulista, Bruno é enfático: "Sou de São Lourenço da Serra, região metropolitana de São Paulo. Não grafitei em outros lugares pois meu forte são as tatoos”, ressalta o habilidoso desenhista.

 

Confira abaixo uma pequena parte do acervo pessoal do artista:

bottom of page